Mateus 28, 16-20
Reflexão do Dia da Festa pela Irmã Rebecca Spires, SNDdeN
A mensagem de Jesus é muito clara: Vai ao mundo inteiro, não deixe ninguém de fora. Ensina o que eu vos ensinei, faz o que eu fazia. E isso me lembra das palavras de Madre São José: “Vive com a vida de Jesus, ama com o seu coração, pense com a sua mente, aja com a sua força.” (Conselhos Espirituais n°2) Estavam aí: Jesus e os onze. Só onze e até alguns deles ainda tiveram dúvida. Mas Jesus está passando a missão para eles, para nós. Com todas nossas fraquezas e dúvidas e incapacidade, defeitos… somos nós como os onze que ele escolheu e a quem ele confia a missão que recebeu do Pai. A missão é simples, mas não fácil. É abrangente, grande, imenso. Requer corações grandes como o mundo. Sim, a tarefa é impossível! Afinal, os onze e nós somos uma gota no oceano.
Ele nunca disse que seria fácil e nem ter sucesso. Mas ele promete e garante sua presença, companhia e força para continuar encarando o que der e vier. Ele tem toda autoridade no céu e na terra e somos nós que ele escolha para dar continuidade a sua missão; somos autorizados. E ele promete estar conosco todos os dias até o fim do mundo. Não estamos só um instante sequer, em nenhuma situação por difícil ou dolorosa que seja.
Ele diz vai, sai, chega a todos sem exceção. Mas agora, neste pandemia de 2020, temos que ficar em casa. Precisamos adaptar nossa missão utilizando todos os meios tecnológicos a nossa disposição para alcançar quem mais precisa de encorajamento, consolação, quem luta contra o avanço da doença e cuida dos que estão sofrendo, quem perdeu pessoas amadas nesta pandemia. Rezamos muito por aqueles que sofrem, os que têm medo, os que não sabem mais o que fazer, por aqueles que sonham que, com as lições desta experiência, possamos transformar a sociedade. Já que a missão é ir ao mundo todo, sem deixar ninguém de fora, rezamos também por aqueles que loucamente colocam todos em perigo por preocupar-se mais com a economia do que com a vida.
E vamos sonhando e preparando, planejando como vai ser depois da grande saída deste isolamento. Se o normal a que estávamos habituados foi consumismo, relacionamentos via mídia virtual sem dar atenção a quem está ao meu lado ou na minha frente, economia acima de pessoas, a terra e natureza meros objetos para tirar o que quer e descartar ou matar o resto. Se este foi o normal, é melhor nunca voltar a ele. Vamos recriar, reinventar nossa sociedade, por em prática tudo que estamos aprendendo neste retiro prolongado, sabendo que Jesus, sentado a direito do Pai na glória está no meio de nós.
Mateus 28:16-20
E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
O Evangelho do Senhor…
Meet Sister Rebecca Spires, SNDdeN