Meet Sister Rebeca Spires

Rebeca Spires with her sister Mary Alice, now an Associate of Notre Dame, became Catholics at an early age when they transferred to St. Read More…
Hoje é a festa do Rei! Alegria! Ele, Rei do Universo todo, tem todo poder sobre todas as coisas, pessoas, sistemas, nações, povos, natureza. Ele tudo pode e nada pode detê-lo. E ele está do nosso lado, nos escolheu. Ele preferiu os pobres, fracos, excluídos. É bom fazer parte desta turma!
E isso é para lá de maravilhosa porque cá estamos nós encarando e convivendo num mundo cheio de violência, exclusão, corrupção, mentira, etc. etc. etc. Como uma pessoa de nosso bairro comentou recentemente, “Esta luta não é tanto como Davi contra Golias; é mais para Davi contra Godzila.” Pois é assim que sentimos. Lutamos com um inimigo tão forte e poderoso e nós tão pequenos e frágeis. Nesta luta desigual lá vem ele todo poder: “Vai destruir todo principado e todo poder e força do mal.” (2ª leitura)
Ao mesmo tempo ele é todo ternura. “Vou tomar conta dos meus, dar comida e repouso, resgatar os perdidos, enfaixar a perna quebrada, fortalecer o doente...” (1ª leitura). Em Isaias ele diz: “Não temas, meu povo, eu te salvei. Chamo-te pelo nome, tu és meu. Nem fogo te queima, nem água te afoga, pois contigo estou... És precioso para mim... é a ti que eu quero.” (Is 43,1-4). E ainda: “quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas.” (Lc 13,34) E não fosse as palavras dele, olhe só o que nos diz em mil imagens: uma mãe amamentando, um pai brincando com seu filho, um botão de flor abrindo, um passarinho cantando, a lua linda todas as noites... Ele é ternura pura, e força infinita.
Concluímos o ano com esta certeza e garantia. A vitória é do bem, do Reino de amor e caridade, de verdade e serviço, de carinho e solidariedade. O alicerce do Reino é os próprios pobres; ao contrário os ricos, soberbos e poderosos são derrubados e excluídos. Este Reino é garantido, sim e nós somos parte dele.. Ao mesmo tempo depende de nós completar, tornar real no aqui e agora este Reino. No evangelho Ele nos diz como. (Mt25, 34-36) Ele declara seu posicionamento com os pobres ao ponto de se identificar com eles. (Mt25, 40 e 45) É neles que nós o encontramos; é neles que podemos servi-lo; é convivendo com eles e assumindo suas dores que estamos o abraçando; é assim que vem a nós o Reino dele. Não tem meio termo. Quem não está com ele se exclui deste Reino de amor e não tem desculpa.
Já na semana que vem entramos no tempo da esperança: o Rei todo poderoso vem a nós um bebezinho sem nem casa para nascer. Aí que está: a força de nosso Rei todo-poderoso é justamente na sua pequenez, sua fragilidade, sua fraqueza. Viva nosso rei que tudo vence!